domingo , dezembro 11 2016
Inicio / Noticias / 5 Coisas do Pro Evolution Soccer que você viu há 20 anos

5 Coisas do Pro Evolution Soccer que você viu há 20 anos

 

pro-evolution-soccer-

Pro Evolution Soccer não nasceu com este nome. Também conhecido como Winning Eleven no Japão, sua primeira versão foi lançada há 20 anos para o Super Nintendo (ou Super Famicom, no Japão) há 20 anos, com o nome de International Super Star Soccer. Ainda não tinhamos embates online naquela época, e frequentemente a galera se encontrava para jogar, seja nas saudosas locadoras de bairro, seja na casa de alguém que tivesse o console.

Para relembrar um pouco estes momentos inesquecíveis, resolvemos mostrar 5 coisas bacanas que tínhamos presentes no ISSS, que com certeza nossos leitores com mais de 25 anos vão se lembrar com toda certeza. E os leitores menores de 25 anos terão a oportunidade de conhecer um pouco deste jogo que fazia a alegria da garotada da época e que provavelmente conheceram o Pro Evolution Soccer através do nosso querido Playstation.

Recurso Anti-Pausa:
Quem já não sentiu raiva naquele momento que você tem total certeza que vai fazer um gol, aí seu adversário pausa a partida justamente neste momento (acidental ou propositalmente), e aquele gol garantido vai pro espaço? Pois é, no ISSS não tínhamos este problema, no momento que um jogador apertasse o botão Select, um símbolo com 2 setas aparecia ao lado da bandeira do time que solicitou a interrupção (veja na imagem abaixo) e o jogo somente pausava quando a partida era interrompida por uma lateral, escanteio, impedimento, etc. Principalmente nos torneios com a galera, era um recurso extremamente útil e seria muito bom termos de volta no Pro Evolution Soccer.

PES-Anti-Pausa

Disputa de cara ou coroa:
Um momento clássico do ISSS. Antes de começar a partida, os jogadores disputavam, via cara ou coroa, quem teria o direito de escolher entre efetuar a saída de bola ou começar a partida do lado desejado.

PES-Cara-ou-Coroa

Seleção de árbitro:
Que tal ter a opção de escolher um árbitro mais rígido, que parasse a partida por qualquer motivo, ou um árbitro mais tranqullo, e que deixasse a partida rolar? O ISSS nos permitia selecionar o árbitro de nossa preferência antes de começar a partida.

PES-Escolha-de-Árbitro

Gol de ouro:
Estamos há muito tempo acostumados com o esquema de partida normal, prorrogação e disputa de pênaltis. Mas o ISSS nos dava a feliz oportunidade de optar pelo “Gol de Ouro”, ou seja, após a prorrogação, vencia o time que primeiro fizer um gol. Particularmente, sinto muita falta desta opção nas versões atuais do Pro Evolution Soccer.

PES-Gol-de-Ouro

Handicap:
Tinha alguém na turma que destruía os adversários? Tinha alguém na turma que estava começando a jogar agora? Nenhum destes motivos era problema para o ISSS, era possível ajustar o Handicap e permitir, com isso, enfraquecer o time de um adversário mais habilidoso, ou fortalecer o time de um adversário inexperiente, possibilitando, assim, equiparar adversários com habilidades muito discrepantes.

PES-Handicap

E vocês? Tem outras coisas do ISSS ou de outras versões do Pro Evolution Soccer que vocês sentem saudades? Compartilhem com a gente! 🙂

(Visitado 884 Vezes, 1 Visitas Hoje)

Um comentário

  1. Pera aí, o ISSS Deluxe já não era uma evolução do super star Soccer? Me lembro que o nível de evolução do jogo de futebol lançado pela Konami destruiu tudo e todos os jogos até então ditos como futebol. Nada melhor em transformar o juiz em um cachorro. Saudades daquele tempo !!

Duvida ? Deixe Seu Comentário Abaixo !