domingo , dezembro 11 2016
Inicio / FIFA 17 / Comparação: FIFA 17 x PES 2017 Qual Será seu Game ?

Comparação: FIFA 17 x PES 2017 Qual Será seu Game ?

comparacao-fifa-17-x-pes-2017

Como todo ano em que as concorrentes Electronic Arts e Konami lançam seus jogos de futebol virtual, as comparações são inevitáveis. Na disputa por um dos principais mercados dos games, FIFA 17 e PES 2017 chegaram às lojas recentemente e trazem muitas evoluções em relação as suas versões anteriores, como jogabilidade e gráficos. Neste texto, colocamos os jogos lado a lado e comparamos cada questão.

Gráficos:

Antes grande vantagem do Pro Evolution Soccer, a parte gráfica dos jogos está cada vez mais disputada. O game da Konami ainda leva vantagem principalmente na questão de fluidez e reprodução dos movimentos reais dos jogadores, mas FIFA tem cada vez evoluído mais nessa questão e se aproximado do PES, principalmente na hora de reproduzir as faces dos atletas. Apesar da diferença ter diminuído, a empresa japonesa ainda leva vantagem nessa questão.

Jogabilidade:

Aqui é uma questão mais de gosto. Enquanto o FIFA deu um salto tremendo na jogabilidade com a implantação da tecnologia “Frostbite”, PES manteve uma dinâmica muito parecida com a versão 2016 que já agradava bastante os fãs e aqueles que jogassem pela primeira vez. Por conta da melhor fluidez gráfica, o game da Konami dá uma sensação de mais realidade que o da EA. Entretanto, a questão tática, outro fator que PES levava bastante vantagem, foi bastante melhorada no FIFA e essa diferença diminuiu bastante. O game da EA é um jogo mais cadenciado e um pouco mais focado na manutenção da posse de bola enquanto a Konami traz um jogo mais veloz, com mais chances de jogadas individuais.

Licenciamento:

Apesar de não influir tanto no game como um todo, o licenciamento das equipes e jogadores é fator diferencial para muitos gamers e nesse quesito o FIFA dá um banho no PES na quantidade de times completamente disponíveis para se jogar. Para tentar rebater, a Konami fechou parcerias exclusivas com Barcelona, Liverpool, Borussia Dortmund e River Plate. Entretanto, os dois pecam na mesma questão: o licenciamento dos clubes brasileiros.

Campeonato Brasileiro:

Apesar de ter fechado acordo com a CBF, conseguido a exclusividade do Campeonato Brasileiro completo e trazer os 20 times da Série A o PES apresenta elencos desatualizados e muitos jogadores genéricos enquanto o FIFA não conta com Corinthians e Flamengo e todos os jogadores de clubes brasileiros são genéricos. Uma tristeza causada por ambos os jogos para os gamers brasileiros.

Outras competições:

Em termos de quantidade de campeonatos, FIFA dá uma goleada no seu concorrente. Enquanto a Konami se limita a algumas competições europeias e as competições sul-americanas, a EA traz mais de 80 campeonatos diferentes ao redor do planeta, incluindo ligas como J-League (Japão) e a da Arábia Saudita. O que acaba gerando mais jogadores e mais possibilidades na hora de começar o modo carreira, por exemplo. Mas se a questão para você é jogar os principais campeonatos europeus com os pacotes gráficos das ligas em questão, a sua escolha é o PES. Enquanto o FIFA conta apenas com a Premier League, o game japonês tem La Liga, UEFA Champions League, UEFA Europa League e Supercopa da UEFA completamente licenciados.

Modos de jogo:

Uma das grandes inovações do FIFA 17 foi o “Modo Jornada” aonde você controla a vida de Alex Hunter, uma jovem promessa do futebol inglês que busca seguir os passos do seu avô e se tornar uma lenda mundial. Apesar de ótima ideia, a EA deixou a desejar fazendo com que a história de Hunter durasse apenas uma temporada, o que frustrou a grande maioria dos jogadores. No modo carreira como técnico, FIFA 17 trouxe boas inovações como a divisão de objetivos em objetivos nacionais, internacionais, financeiros e desenvolvimento das categorias de base e um maior controle sobre as finanças da sua equipe.
Enquanto isso, o PES segue com a Master Liga e apela para a nostalgia, sendo possível começar com uma equipe genérica, assim como na época de Winning Eleven. Com menos equipes licenciadas, fica mais difícil para a Konami construir um modo carreira tão amplo como o da EA, mas a Master Liga ainda satisfaz os jogadores da franquia japonesa.

Conclusão:

Fazia muito tempo que a disputa entre os dois concorrentes não era tão acirrada. Escolher um dos dois para jogar parece mais uma questão de gosto do que escolher o melhor. Para quem prefere jogar com times brasileiros e uma partida mais fluída, com mais velocidade, a grande indicação é o PES 2017. Agora, se você não se importa com times brasileiros genéricos, quer mesmo é jogar com o maior número de europeus possíveis e quer um jogo um pouco mais cadenciado, em que você tenha mais que cuidar da bola e que seja mais simulador, FIFA 2017 é o seu game.

(Visitado 699 Vezes, 1 Visitas Hoje)

6 Comentários

  1. O fifa realmente superou o pes nos gráficos e tem uma jogabilidade peso a peso, tem vantagens de licensiametos e tudo mais, mas pes é pes pra muita gente que jogou no periodo da infância e adolescencia no ps1 e no ps2 o pes ou winning eleven trás pra muita gente assim como eu um sentimento de sastifação e emoção diferenciada, porém sou fã e gosto dos dois, e não descuto babozeira com nem um fanboy de ambos os lados pois nesse caso fico no muro assistindo os bestas discutindo por besteiras.

    • Também gosto dos dois , acho que deveria unir os dois mais só que ia acabar com a concorrência !

      • Ia acabar não, já acabou faz tempo a concorrência. Praticamente não existe hoje um terceiro jogo de futebol que faça frente a FIFA e PES (Football Manager não conta porque você não controla a ação dentro de campo), quando em outros tempos até existia outras opções.

  2. oque estragou esses dois jogos de futebol reaumente foi a ezistensia do patrocínio exclusivo isto não tinha que existir pois esses jogos estão se prejudicando prinsipalmente o pes . a briga desses jogos não tinha que ser qual jogo tinha mas licensas master mas sim quem tem o melhor conteúdo.

Duvida ? Deixe Seu Comentário Abaixo !